CONTRA O FEMINICÍDIO
Divulgação do Disque 180
Aprovada urgência para votação da divulgação do disque denúncia de violência contra mulher
30/04/2020 01h09

Os deputados federais aprovaram a urgência para votação do projeto de lei que amplia a divulgação do Disque 180 durante a pandemia do coronavírus para combater a violência doméstica. Weliton Prado (Pros), autor do projeto que aumenta a pena de feminicídio, explica que a divulgação é necessária para garantir a proteção das vítimas, já que há aumento dos registros de violência doméstica contra mulheres. Uma das causas é o aumento da convivência com os agressores, devido ao isolamento social praticado no país.

A Pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – 2019, realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra Violência(OMV), aponta que 78% das mulheres que sofreram violência doméstica foram agredidas pelos atuais ou pretéritos maridos, companheiros ou namorados. Os possíveis gatilhos são problemas econômicos causados pela redução da renda e o aumento do consumo de álcool no período de isolamento social.

O registro de mais casos foi percebido também pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que coordena as denúncias do canal 180. O órgão informa que a quarentena gerou um aumento de quase 9% no número de ligações: entre os dias 1° e 16 de março, foram 3.045 ligações e 829 denúncias; já entre os dias 17 e 25 de março, esses números saltaram para 3.303 e 978, respectivamente no canal que recebe denúncias de violência contra a mulher.

 

Denuncie casos de violência contra a mulher! Disque 180.

O atendimento está disponível 24 horas, todos os dias.

 

Comentários

Carregando notícias...
Deputado WELITON PRADO - Todos os direitos reservados © 2016