Cartão de Crédito
Dep. Weliton Prado cobra limite dos juros dos cartões de crédito
Foto: Tiago Souzza
Weliton Prado é membro da Comissão de Defesa do Consumidor
07/12/2016 14h59

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizou audiência pública nessa quarta-feira, 07.12, sobre o abuso dos juros dos cartões de crédito. O deputado federal Weliton Prado (PMB), membro da Comissão, aponta omissão do Banco Central a essa situação "escandalosa” e defende que o Congresso Nacional precisa aprovar um projeto que limita as taxas, já que os bancos têm a liberdade de definir a cobrança. 

Weliton Prado explica que está em tramitação o Projeto de Lei 407/2016 que, se for aprovado e aplicado hoje, a taxa anual dos cartões de crédito ficaria limitada a 28%. Segundo a Proteste (Associação dos Consumidores), o cartão de crédito é um dos principais responsáveis pelas dívidas de 76% dos brasileiros que estão inadimplentes. 

Atualmente, o brasileiro paga o valor médio de 436% de juros no rotativo por ano, conforme dados da Proteste. Em alguns casos, foram encontrados juros de 1.158%. “Isso significa que o consumidor paga um valor 94 vezes maior que a taxa básica de juros aplicada no Brasil, a Selic”, frisa Prado. Os dados apontam uma situação mais alarmante: o Brasil lidera o ranking de juros na América Latina, valor 10 vezes maior que a aplicada no vice-líder, o Peru.

Comentários

Carregando notícias...
Deputado WELITON PRADO - Todos os direitos reservados © 2016